Fechadura eletroimã: segurança e características

Nos últimos 3 anos tivemos um aumento significativo na substituição de fechaduras e fechos elétricos por fechaduras eletroimãs em condomínios e escritórios.

Os clientes sempre nos perguntam se elas são realmente mais seguras que as elétricas. A resposta é: DEPENDE!



Depende da forma como ela é instalada, do modelo adquirido e dos acessórios que a acompanham. Vamos detalhar abaixo pra melhor compreensão:


1) as fechaduras eletroimãs são do tipo Normalmente Fechada, o que significa que ela permanece fechada enquanto é alimentada por uma fonte elétrica;

2) uma consequência do que falamos no item 1 é que elas ficam abertas em caso de queda de energia ou defeito na fonte elétrica, por isso elas devem ser instaladas com fontes carregadoras (nobreaks), que possuem uma bateria “reserva” que alimentará a fechadura por um período de tempo enquanto houver uma interrupção/queda de energia;

3) as fechaduras eletroimãs não possuem cilindro com chave e nem maçaneta acoplados à ela, por isso precisam ser instaladas em conjunto com porteiros eletrônicos, botoeiras e controles de acesso que permitem abrir as fechaduras ao cortar temporariamente a energia que mantem a fechadura “colada”;

4) é importante se observar a potência da fechadura, que é medida em Kgf. As mais baratas e comuns no mercado são de 150Kgf, o que significa que duas pessoas com peso acima de 80Kg forçando a porta conseguem abri-la. Por isso indicamos fechaduras de mais de 300kg, principalmente em condomínios;

5) outro ponto importante a se observar é se o instalador deixou alguma fiação que vai até a fechadura aparente, para evitar que seja possível cortá-la e abrir a porta.


Por todos os motivos listados acima reforçamos: as fechaduras eletroimã não são garantia de mais segurança e também não são indicadas para todos os lugares.

É importantíssima a avaliação de profissionais capacitados que pensem em toda a segurança antes de substituir uma fechadura e controles de acesso de condomínios e comércios.


Para dúvidas, orçamentos e agendamentos, enviar email para contato@chaveiromagenta.com.br ou telefone/whatsapp para 13 3233.6688.

398 visualizações

Rua Martin Afonso, 34, Centro, Santos, SP

Tel/Whats 13.32336688

contato@chaveiromagenta.com.br

CNPJ 50.903.046/0001-99

  • Whatsapp Chaveiro Magenta
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube